Bumba-meu-boi

Bumba-meu-boi, boi-bumbá ou pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Hoje em dia é muito popular e conhecida.
Os personagens do bailado são humanos e animais. Os femininos são representados por homens travestidos. O Capitão é o comandante do espetáculo. Há também personagens que apresentam os bichos, cantam e dançam de forma engraçada, divertindo muito o público.
Existem vários personagens e variam bastante entre os diferentes grupos, mas os principais são os seguintes: Amo, Pai Chico ou Mateus, Mãe Catirina ou Catirina, Boi, Vaqueiros, Índios e Caboclos, Burrinha, Cazumbá.
E os seguintes instrumentos: maracá, matraca, pandeirão, tambor onça, maracá, tamborinho, tambor onça, zabumba, tambor de fogo e instrumentos de sopro como saxofones, trombones, clarinetas e pistões; banjos, bumbos e taróis.
A festa do Bumba-meu-boi, uma tradição que se mantém desde o século XVIII, uma festa para crianças, adultos e idosos.
O enredo da festa do Bumba-meu-boi resgata uma história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, marcadas pela monocultura, criação extensiva de gado e escravidão. Brincadeira democrática que incorpora quem passa pelo caminho, o Bumba-meu-boi já foi alvo de perseguições da polícia e das elites por ser uma festa mantida pela população negra da cidade, chegando a ser proibida entre 1861 e 1868.
Dança com característica africana, a Congada mescla elementos religiosos e históricos, resistindo ao tempo graças à devoção passada de geração em geração.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário